segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

O Canudinho e Brumadinho

Resultado de imagem para imagens de canudinho proibido


Foi na sexta-feira, hora do almoço. Pedi um suco no restaurante que frequento e fui informado pelo garçom de que os canudinhos agora são proibidos. Resignado, pedi então algo com que pudesse mexer o adoçante que eu havia colocado no copo e logo recebi uma colher. Procurei me informar na internet sobre essa lei do canudinho, cujo texto foi regulamentado em julho de 2018. Segundo os ambientalistas, o plástico dos canudinhos pode levar 400 anos para se decompor. Fiquei realmente impressionado com a preocupação ambiental em nosso país e pensei em quanto temos evoluído, a ponto de eu não poder mexer meu suco ou tomá-lo através do antigo canudinho, pois o ambiente está acima de tudo.

Conforme me disse o dono do restaurante, quem for pego oferecendo o antigo acessório de plástico vai ter de pagar uma multa no valor de R$ 1.650,00. Novos flagrantes elevam a multa a até R$ 6 mil.

Logo após o almoço, sentei confortavelmente numa poltrona do shopping e qual não foi minha surpresa ao notar que a tal preocupação ambiental não ultrapassa os canudinhos e outros acessórios que prejudicarão a natureza daqui há 400 anos. Numa leitura assustadora, li que naquele exato instante ocorria uma tragédia no município de Brumadinho, em Minas Gerais, após o rompimento da barragem 1 da Mina Feijão, da mineradora Vale, naquele município mineiro. Isso ocorre pouco mais de três anos após a tragédia em Mariana (MG), em 2015, em que houve o rompimento de uma barragem da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton.

O Brasil sofre um problema social, ético, moral e, acima de tudo, de desfaçatez. O presidente eleito, além de ter que manejar o custo econômico e político de colocar o Brasil nos eixos, tem agora também que lidar com tragédias. A grande verdade é que, se a barragem se rompeu, provavelmente havia infiltração de água, e as promessas feitas anteriormente, ao rigor exigidas e prometidas pela Vale para que não mais ocorresse esse tipo de desgraça, que acarretou mortes no momento estimadas em aproximadamente 200 pessoas, não se concluiu, ou seja, a fiscalização, na melhor das hipóteses, foi precária ou omissa.

Vejo isso com muita tristeza, e enxergo o Brasil como um país no qual o que promove exportação parece ter os meios fiscalizatórios afrouxados por parte dos órgãos competentes. Claro que não houve dolo, mas algo estranho aconteceu.

Depois do susto e de ver pela TV as imagens do estrago do rompimento da barragem, caminhei em direção a um bar e pedi com um olhar triste um suco daqueles de latinha. Ao pagar, perguntei ao rapaz do caixa: “Você tem um canudinho?”. E ele me respondeu: “Não. Canudinho é proibido e os fiscais não dão moleza”. Saí cabisbaixo e pensei que canudinho rima com Brumadinho, mas para canudinho tem fiscais, para Brumadinho e Mariana tem lama, tristeza e desalento... Esse é o Brasil do momento.
Fernando Rizzolo é Advogado, Jornalista, Mestre em Direitos Fundamentais, Professor de Direito

Perder o falso machismo de não fazer o Exame de Toque Retal, é a primeira batalha, antes da Ultra sonografia

Já é possível tratar o câncer de próstata, somente para os homens, obviamente, com ultrassom de última geração. Conforme o "Dr. Rafael Coelho, urologista e oncourologista especializado em cirurgia robótica do H9J, o HIFU mostra imagens tridimensionais da próstata, detecta os pontos da doença e inicia a emissão de energia térmica (calor). O especialista esclarece também que o tratamento é indicado para alguns tipos de pacientes em fase inicial do câncer de próstata sem encaminhamento cirúrgico ou em casos de câncer focal, quando o tumor está localizado.

Atualmente, o tratamento de câncer de próstata tem tratamento, sendo o melhor e mais indicado, é não ter câncer, com a prevenção, ou exames, de PSA junto com Toque Retal e outros tratamentos pode prevenir e tratar doenças da próstata como Prostatite e até mesmo descobrir câncer, em estágio, inicial.

O tratamento convencional, atualmente, é o cirúrgico, com extração da próstata e do tumor, radical. Como ainda, a quimio e radioterapia, tratamento prolongados, não muito seguros e que podem deixar sequelas orgânicas ou traumáticas e psicológicas.

Segundo, o médico, este tratamento com ultra sonogragia preserva a próstata e erradica o câncer, sem remédio fortes como a quimioterapia. O tratamento é prolongado e o paciente deve reservar algum recurso para o tratamento. Os que ainda estão bons podem fazer a prevenção todos os anos ou de dois em dois anos para não ter surpresa e despesas indesejadas. Mas, perder o pseudo machismo, de não fazer o exame devido ao toque retal, é a primeira batalha a ser vencida.

Marcelo dos Santos - jornalista

Cerrado é o bioma brasileiro com maior taxa de desmatamento, diz estudo, Bolsonaro diz que não, que Brasil protege e ajuda índios e quilombolas

Cerrado é o bioma brasileiro com maior taxa de desmatamento, diz estudo
Região possui apenas 7,7% de seu território integrado às áreas públicas de proteção integral, enquanto 45% da superfície original é ocupada por pastagens e cultivos agrícolas
Conhecido como a “savana brasileira”, o Cerrado é o bioma que vem sendo mais impactado pelo desmatamento no País. Cerca de 10 mil km² são devastados na região por ano, o que corresponde a 1 milhão de campos de futebol – área equivalente a quase duas cidades de Brasília. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o Cerrado está sendo desmatado cinco vezes mais rápido que a Amazônia, bioma com o dobro de extensão. Entre os fatores que favorecem essa exploração está a vegetação de pequeno e médio portes do Cerrado, que pode ser retirada com maior facilidade.
A derrubada de vegetação nativa, a expansão rural e a baixa quantidade de áreas protegidas faz com que o Cerrado seja uma das principais fontes de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Brasil: 7 bilhões de toneladas de gases nos últimos 30 anos. Atualmente, 45% da área original é ocupada por pastagens e cultivos agrícolas, enquanto apenas 7,7% do território possui áreas públicas com proteção integral para conservar habitats naturais. Dados do Ibama indicam que 900 multas por desmatamento na região foram aplicadas em 2018.
Na análise do gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, André Ferretti, as estratégias de conservação no bioma devem ser revistas para garantir menor impacto. “A exploração desordenada do Cerrado prejudica a regulação climática, a preservação da biodiversidade e o equilíbrio hidrológico, já que a região é berço das nascentes das principais bacias hidrográficas do País. É preciso conservar áreas naturais existentes, ecossistemas frágeis e espécies ameaçadas; fazer a restauração de regiões excessivamente degradadas e investir na criação de unidades de conversação, que atualmente são escassas neste território. Produção e conservação precisam ser aliadas para garantir que a biodiversidade seja preservada e serviços ecossistêmicos, como polinização e o fornecimento de água, sejam mantidos”, destaca o também coordenador do Observatório do Clima e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
O impacto do Cerrado foi uma das pautas discutidas durante as reuniões da 24ª Conferência das Partes (COP 24) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em dezembro de 2018, na Polônia. Participante do evento, Ferretti explica que a redução das emissões dos GEE é uma urgência que deve ser priorizada pelas esferas pública e privada. “É preciso amenizar as emissões provenientes da agropecuária e capturar carbono da atmosfera para mitigar as mudanças climáticas. No caso do Cerrado, governos, instituições privadas e a sociedade civil devem agir em conjunto para satisfazer todos os interesses. Desse modo, é importante desenvolver políticas públicas de conservação do Cerrado, reforçar os programas de monitoramento de desmatamento e promover incentivos para a agropecuária sustentável e de baixo carbono, visando um manejo equilibrado”, ressalta.
De acordo com o relatório produzido sobre o Cerrado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, há ainda cerca de 25 mil km² de áreas públicas sem categoria fundiária definida, que podem ser alvo de desmatamento irregular e grilagem de terras. Essa invasão pode ocorrer rapidamente, considerando a velocidade do desmatamento no Cerrado.

Como se organiza uma JMJ? Com mais coração do que burocracia


Coração
Atualização diária  28 de janeiro de 2019
NOTÍCIAS
Como se organiza uma JMJ? Com mais coração do que burocracia
Mais coração e menos burocracia. Tomás compara a organização de uma JMJ à de um festival de verão ou da WebSummit, “uma coisa grandiosa, ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Entenda quais são os efeitos que o calor excessivo produz em seu corpo
Isso faz com que o coração tenha que trabalhar mais, a pressão arterial pode cair, aumenta o risco de a pessoa ter um desmaio, que é a perda da ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Com esta oração, o Papa confiou a juventude do mundo ao Imaculado Coraçãode Maria
PANAMÁ, 27 Jan. 19 / 12:50 pm (ACI).- No final da Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019, o Papa Francisco ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Queridômetro BBB: Maycon lidera o ranking
Na distribuição de corações, destaque para Hana que recebeu 1 coração de Gustavo e de Tereza. Já a sister deu 3 para o médico e 2 para a ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Secretaria de Saúde assume a remoção de corpos de morte natural


Saúde natural
Atualização diária  28 de janeiro de 2019
NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde assume a remoção de corpos de morte natural
A Secretaria de Saúde assumiu o serviço de remoção de corpos de morte natural. A partir da 0h de sábado (26), o Serviço de Verificação de Óbitos ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Aumente a duração do bronzeado de modo natural
Profissionais que atuam na área da saúde e da beleza afirmam que isso é possível, mas exige uma série de cuidados e um pouco de preparação.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
De Harvard, médico defende remédio mais orgânico e afetivo para curar doença - veja
David lembra que a medicina de forma natural e orgânica foi a mais viável por milhares de anos. ... Terapias complementares e saúde natural.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Secretária de Saúde participa de ações do Projeto Rondon na feira de Amarante
... de pressão, testes de glicemia, dicas de saúde e auriculoterapia francesa – terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

6 coisas incríveis que acontecem no nosso corpo quando deixamos de comer açúcar


Diabetes
Atualização diária  28 de janeiro de 2019
NOTÍCIAS
6 coisas incríveis que acontecem no nosso corpo quando deixamos de comer açúcar
Já sabemos, há muito, que o açúcar não é (de todo) o nosso melhor amigo. Não só ajuda a aumentar os números na balança, como está na origem ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Santa Catarina fica abaixo da meta de vacinação


Vacinas
Atualização diária  28 de janeiro de 2019
NOTÍCIAS
Santa Catarina fica abaixo da meta de vacinação
Dados preliminares do Programa Nacional de Imunizações apontam para queda das taxas de coberturas de doses obrigatórias para crianças e que ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Febre amarela preocupa agricultores do Vale do Ribeira
Agentes de Saúde estão reforçando a vacinação contra a febre amarela no Vale do Ribeira, Sul de São Paulo, onde está concentrada a maior parte ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Organização Mundial da Saúde divulga a maior ameaça à saúde global em 2019
Muito se tem falado acerca da vacinação e do facto de muitos serem contra o procedimento. Contudo, não esperávamos que a Organização Mundial ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde