segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ministério recebe delegação da Colômbia para discutir erradicação da prática ilegal na América Latina

Trabalho Infantil

Representantes do Ministério do Trabalho do país vizinho vêm conhecer a política brasileira de combate à exploração de mão de obra infantil, considerada referência na região




A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho recebe entre os dias 8 e 14 de abril uma delegação do Ministério do Trabalho da Colômbia, que vem ao país para conhecer a política brasileira de combate ao trabalho infantil, considerada exemplo na América Latina, sendo inclusive elogiada pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos pelos resultados obtidos pelo governo em seus esforços para eliminar as piores formas de trabalho infantil.

A delegação colombiana, acompanhada por representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério da Indústria e do Comércio, conhecerá as ações desenvolvidas pela SIT para coibir o trabalho infantil, dentro de um projeto de intercâmbio promovido pela Agência.

A equipe brasileira destacará a atuação dos Grupos Móveis, que têm afastado milhares de crianças do trabalho, e os programas de Aprendizagem Profissional, que integraram jovens a partir dos 16 anos ao mundo do trabalho. Também serão discutidas as metas da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a erradicação das piores formas de trabalho infantil no mundo até 2025.

O combate ao trabalho infantil pelo Ministério ganhou reconhecimento internacional e consta do relatório “Constatações sobre as Piores Formas de Trabalho Infantil 2015” e da “Lista dos Itens Produzidos pelo Trabalho Infantil ou pelo Trabalho Forçado”, produzido pelo Serviço de Trabalho Infantil, Trabalhos Forçados e Tráfico Humano do Escritório de Assuntos Trabalhistas Internacionais do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Os estudos destacam as principais ações de combate ao trabalho infantil e forçado realizadas pelo governo brasileiro com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrando uma queda para 2,7 milhões de crianças e adolescentes encontrados em situação de exploração em relação ao ano anterior. São destaques no combate à prática ilegal a ratificação, pelo governo brasileiro, das principais convenções internacionais relativas ao combate ao trabalho infantil, inclusive em suas piores formas, os programas do governo para lidar com o assunto e o estabelecimento de leis e regulamentos contra a prática ilegal – tudo isso destacado no diagnóstico do governo americano.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 168 milhões de crianças e adolescentes estão em atividade laboral no mundo, 85 milhões dos quais em trabalhos considerados perigosos. Já na América Latina e Caribe, o número chega a 12,5 milhões, sendo 9,6 milhões em trabalhos perigosos.

A titular da SIT, Maria Teresa Jensen, participou da reunião introdutória com os representantes colombianos e a Agência Brasileira de Cooperação. A secretária afirmou que o Brasil está comprometido em contribuir para tornar a América Latina a primeira região do mundo inteiramente livre do trabalho infantil. “O Brasil está desenvolvendo, além da fiscalização, uma lista limpa do trabalho infantil, com atividades que possibilitam a erradicação do problema”, salientou Maria Teresa.
A punição, no caso de empresas, envolve pagamento de multa. Quando a exploração é familiar, a ação é de conscientização e inclui a exigência de que a criança seja matriculada na escola.


Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa

Os 10 Melhores Alimentos, funcionais-nutritivos e ricos em sais minerais e vitaminas- para o seu Coração


Uma dieta saudável não precisa ser chata ou sem graça... Vamos te mostrar como estes alimentos podem deixar seu coração feliz e saudável ao mesmo tempo. Descubra quais são esses alimentos que fazem sucesso nas dietas!

1) Aveia

Comece o seu dia com uma tigela de mingau de aveia, que está lotada de ácidos graxos ômega-3, folato e potássio. Este super alimento rico em fibras pode reduzir os níveis de colesterol LDL (o “ruim”) e ajudar a manter as artérias limpas.
Opte por flocos de aveia ou farelo de aveia ao invés das opções instantâneas - que contêm mais fibra - e adicione mais 4 gramas de fibra com uma banana.
aveia-em-flocos

2) Salmão

Rico em ácidos graxos ômega-3, o salmão pode efetivamente reduzir a pressão arterial e manter as artérias limpas. Consuma 2 porções por semana, o que pode reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco fulminante em até um terço.
O salmão contém o carotenoide astaxantina, que é um poderoso antioxidante. Mas não se esqueça de escolher o salmão selvagem ao invés do salmão de criadouro, pois este pode conter inseticidas, pesticidas e metais pesados.
Não é fã de salmão? Outros peixes oleosos como a cavala, o atum, o arenque e as sardinhas irão proporcionar os mesmos benefícios para o seu coração.
salmao

3) Nozes

Nozes estão cheias de ácidos graxos ômega-3 e, juntamente com amêndoas e macadâmias, estão carregadas com gordura mono e poli-insaturada. Além disso, as nozes aumentam a fibra na dieta e, assim como o azeite de oliva, elas são uma grande fonte de gordura saudável.
nozes-mariposa

4) Azeite de Oliva

Cheio de gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva diminui o colesterol LDL (o “ruim”) e reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Alguns estudos analisaram as incidências de doenças cardiovasculares em todo o mundo, mostraram que, enquanto os homens tinham uma predisposição para níveis elevados de colesterol, relativamente poucos morreram de doenças cardíacas, pois suas dietas tinham muitas gorduras saudáveis encontradas no azeite de oliva.
Opte pelos azeites extra virgem ou virgem – eles são os menos processados – e use-os no lugar da manteiga para cozinhar.
azeite-de-oliva

5) Linhaça

Cheio de fibra e ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, uma pequena quantidade de linhaça pode fazer muito bem para o seu coração. Adicione a uma tigela de mingau de aveia ou de cereais integrais um pouco de linhaça em pó para ter um café da manhã benéfico para o seu coração.
sementes-de-linhaca-marrom

6) Bagas

Os mirtilos, framboesas, morangos – independentemente qual seja a sua favorita – estão cheios de anti-inflamatórios, que reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer. Amoras silvestres e mirtilos são ótimas. Todas as bagas são ótimas para a saúde vascular.
bagas

 

7) Espinafre

Espinafre pode ajudar a manter o seu coração em ótima forma graças à luteína, folato, potássio e fibra.
Mas impulsionar as suas porções com qualquer tipo de vegetal irá com certeza trazer benefícios para o seu coração. Um estudo examinou homens sem doença cardíaca por um período de 12 anos.
Aqueles que comeram pelo menos 2,5 porções de vegetais todos os dias reduziram o risco de doença cardíaca em cerca de 25% em comparação com aqueles que não consumiram nenhum vegetal. Cada porção adicional reduziu o risco em mais de 17%.
espinafre

8) Leguminosas

Encha-se de fibra com lentilhasgrão-de-bicofeijão preto e feijão carioca. Eles estão repletos de ácidos graxos ômega-3, cálcio e fibras solúveis.
leguminosas

 

9) Abacate

Adicione à sua dieta um pouco de abacate através de sanduíches ou saladas de espinafre para aumentar a quantidade de gorduras saudáveis para o coração. Lotado de gordura monoinsaturada, o abacate pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL, aumentando a quantidade de colesterol HDL no seu corpo.
abacate

 

10) Soja

Os grãos de soja pode reduzir o colesterol e, por possuir um baixo teor de gordura saturada, ainda é uma grande fonte de proteína magra para uma dieta saudável para o coração.
Procure por fontes naturais de soja, como edamame, tempeh ou tofu orgânico. O leite de soja é uma grande adição a uma tigela de mingau de aveia ou cereais integrais.
Mas tome cuidado com a quantidade de sal na sua soja: algumas variedades processadas como salsichas de soja podem conter adição de sódio, o que aumenta a pressão arterial.
soja-em-graos
FONTE DE PESQUISA E ASSESSORIA DE IMPRENSA:
All Nuts

Como funciona a gravidez depois dos 40 anos?




A gravidez após os 40 anos ainda é um assunto encarado como tabu por muitas pessoas. Contudo, com o avanço da medicina, essa é uma possibilidade cada vez mais segura. Hoje, existem vários tratamentos que as mulheres podem fazer para aumentar a fertilidade. Além disso, também há aquelas que preservam os seus óvulos para serem usados na hora da correta. Se você quer saber mais sobre a gravidez após os 40 anos, nós separamos algumas informações. Com elas você verá que ser mãe é um sonho possível.

Por que a gravidez após os 40 anos tem crescido?

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, o número de mulheres que se tornaram mães após os 40 anos de idade aumentou 49% nas últimas décadas. Entre os principais motivos para a gestação tardia estão:
– Mais estabilidade financeira;
– Emocional e psicológico mais maduros;
– Avanço na medicina;
– Mudança nos relacionamentos afetivos entre outros.
Contudo, se você deseja ter uma gravidez após os 40 anos, é preciso ter em mente que, mesmo com os avanços tecnológicos, a gestação continua sendo de risco. Além disso, é preciso lembrar que naturalmente a mulher vai perdendo a sua fertilidade com o avanço da idade. Por conta disso, é essencial procurar métodos para preservá-la.
A engenheira Charlana Rodrigues, 40 anos, é mãe da pequena Camila, de quatro meses. A história dela começou aos 37 anos quando terminou seu primeiro casamento. "Sempre fui workaholic e não pensava até então em ter filhos", pontua. "Minha prioridade sempre foi carreira, viajei muito, para todo o Brasil e para muitos países. Não me sobrava tempo para pensar em uma vida que dependesse de mim".
A engenheira lembra que durante o processo de separação a ideia da maternidade vinha à cabeça e o relógio biológico começou a apitar. "Poxa, tá começando a chegar a hora. Pode demorar para eu encontrar um novo companheiro que também queira um filho ", relembra. Charlana procurou ajuda da Clínica Mãe, que é especializada em fertilização humana, e congelou seus óvulos como forma de preservar sua fertilidade para o momento mais adequado.
Demorou pouco para a engenheira encontrar o parceiro que, de acordo com ela, também quisesse embarcar na aventura de formar uma família. Mas, o casal teve dificuldade para engravidar de forma natural e decidiu recorrer à fertilização in vitro. O tratamento foi um sucesso, "a sensação de pegar o positivo é indescritível. Você fica um pouco tensa porque há riscos de intercorrências”, lembra eufórica. E quando a pergunta é sobre como é ter filho após os 40 anos, ela revela: “Eu acho que ter o filho mais velha, para mim, foi muito melhor. Sou muito mais experiente e estabilizada do que há dez, vinte anos. Já tenho um reconhecimento profissional e estabilidade financeira para criar minha filha – muito mais do que se fosse mais jovem".

Métodos de preservação de fertilidade

Confira abaixo os dois principais métodos:
1. Congelamento de óvulos
Essa é uma das técnicas mais populares. Ela é muito procurada por mulheres que desejam engravidar depois dos 40, que não tem parceiro ou que estão em um relacionamento homoafetivo. 
Nesse tratamento, os óvulos da paciente são congelados usando técnicas de ponta. Contudo, como eles são extremamente sensíveis as baixas temperaturas, a taxa de sucesso acaba caindo.
2. Congelamento de embriões
Esse método também é muito indicado para quem deseja uma gravidez após os 40 anos. Nesse caso, os óvulos obtidos por meio de estimulação ovariana e fertilizados em laboratório. 
Uma vez fertilizados, esses embriões são congelados e guardados até que a mulher resolva ter a gestação. Contudo, nesse caso, o pai biológico não poderá ser decidido posteriormente.

A estimulação ovariana

A estimulação dos ovários tem como objetivo aumentar o número de óvulos maduros e saudáveis, que serão posteriormente congelados ou fertilizados, para formarem embriões. Usualmente é realizada nos tratamentos para congelamento. Porém, algumas vezes, a paciente não tem tempo útil para a realização do procedimento, por necessitar de quimioterapia e/ou cirurgia. Nestas situações, o congelamento pode ser realizado sem esta estimulação prévia. Contudo, apenas um médico poderá avaliar o quadro e determinar qual a técnica mais adequada. Mas o importante é que você tenha em mente que a gravidez após os 40 anos é possível, basta procurar um método adequado.
“As técnicas de preservação da fertilidade podem ser feitas por qualquer mulher saudável que escolha esperar para engravidar ou que tenha a qualidade de seus óvulos em risco, seja por cirurgia nos ovários ou quimioterapia. A indicação é que o congelamento de óvulos seja feito até os 35 anos porque após esta idade há uma queda na quantidade e qualidade dos óvulos. A idade da mulher influencia diretamente em sua fertilidade. Por isso, se o momento é de esperar o congelamento de óvulos e embriões podem ser boas opções”, explica Dr Alfonso Massaguer, diretor da Clínica Mãe.
Dr. Alfonso Araújo Massaguer - CRM 97.335

Política nacional: Ao Brasil da miopia política


polticia nacional
Atualização diária  9 de abril de 2018
NOTÍCIAS
PP e situação política: Liderança questiona em que áreas foram criados postos de trabalho em ...
A liderança do Partido Popular (PP) de Cabo Verde realizou, neste fim-de- semana, mais uma sessão quinzenal para passar em revista as questões quentes da vida política nacional. O seu líder demonstrou-se hoje,08, dúvidas em relação aos dados do INECV que apontam para a diminuição do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
'Prenderam-no sem provas', afirma Dilma
A ex-presidente Dilma Roussef afirmou em nota, neste domingo (8) que Lula foi preso 'sem provas' e é um 'preso político'. Ela esteve com seu antecessor na última sexta-feira (6) e dividiu com Lula comício sobre carro de som, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Ao Brasil da miopia política
Ficou claro para os não-míopes políticos que o desmonte do projeto econômico nacional integrado a economia internacional sem submeter-se as pressões internacionais e do projeto nacional voltado para a inserção social dos menos favorecidos deste país, estará com os dias contados – o governo ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Saúde em Geral: Número de infectados com sarampo desde Fevereiro sobe para 105


saúde em geral
Atualização diária  9 de abril de 2018
NOTÍCIAS
Número de infectados com sarampo desde Fevereiro sobe para 105
Há sete novos casos confirmados de sarampo, segundo a Direcção-Geral de Saúde (DGS). São agora 105 os casos confirmados. No boletim epidemiológico divulgado neste domingo, a DGS esclarece que um doente continua internado e há neste momento 24 situações suspeitas em investigação.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
MP investiga gasto de mais de R$ 4 milhões do Governo do AM com planos desaúde para ...
O Governo do Estado do Amazonas gastou mais de R$ 4 milhões com planos de saúde para autoridades e conhecidos no Hospital Sírio-Libanês, em ... Entre os envolvidos, Maria da Graça Vieira, mãe do Corregedor-Geral Lafayette Carneiro Vieira Junior, no valor de R$ 130 mil, em julho de 2015.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
TCE avalia que maioria das ações de Saúde aplicadas no AP não obteve resultados
Gestores do segmento no Estado e nos Municípios responderam questionários em 2015 sobre aplicação de recursos na saúde. ... Então nós temos eventualmente alguns desabastecimentos, mas de um modo geral, nós atendemos hoje todos os medicamentos que são de responsabilidade da ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Grupo que avalia llistas de espera no SNS entrega este mês relatório
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, preside a este grupo técnico, que integra representantes dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da Direção-Geral da Saúde, da Inspeção-geral das Atividades em Saúde, da Entidade Reguladora da Saúde, da Associação Portuguesa ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Prefeitura fará mudanças no serviço de saúde domiciliar
De acordo com administração municipal, ocorrerá uma adequação do serviço visando atender às normas de portaria do Ministério da Saúde, sendo que uma classificação de ... Acamada, ela recebe a visita de fisioterapeuta, clínico geral, equipe de enfermagem e coleta de exames em casa. É também ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Mais de 120 vagas para médicos por preencher no Serviço Nacional de Saúde
Nos centros de saúde, das 110 vagas existentes para médicos de Medicina Geral e Familiar foram preenchidas 87. Ficaram por preencher vagas em 12 agrupamentos de centros de saúde ou unidades locais de saúde. O Sindicato Independente dos Médicos diz que esta situação terá sido, em grande ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Presidente da AL: Fundo será discutido somente se for para Saúde
Na última semana, Botelho chegou a se reunir com o diretor da Santa Casa, Antônio Preza, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) e o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo. Todos sugeriram que a medida de Taques tenha uma parcela dos recursos destinada aos hospitais filantrópicos.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Como a organização da geladeira pode contribuir para melhorar a sua saúde
É de se pensar, portanto, que a forma como os alimentos são guardados pode interferir na qualidade da saúde do indivíduo a curto, médio e longo prazo. ... Em geral, pode-se dizer que os produtos que devem ser armazenados na geladeira são aqueles que estragam mais fácil e não podem ficar ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Governo autoriza construção de unidade de saúde em Pirajá – Destaques
Com investimento superior a R$ 2 milhões, a UBS, do tipo III, vai abrigar três equipes de saúde da família, que irão ofertar atendimento em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Serviços como injeções, curativos e vacinas também serão disponibilizados. Toda a unidade será ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Cuba abandona programa Mais Médicos. 11 mil Profissionais devem ir embora

Jornal de Saúde informa sobre saúde e outras notícias Atualização diária  ⋅   16 de novembro de 2018 NOTÍCIAS Cuba abandona programa ...

Jornal de Saúde