quinta-feira, 8 de março de 2018

Pesquisa aponta que 92% das mulheres sofrem de dores menstruais severas



Levantamento comprova que o período menstrual deve ser tratado com respeito e que as dores, muitas vezes insuportáveis, causam problemas sociais

O assunto que há tempos se repete no mês das mulheres, ganha peso e conscientização a cada ano que passa. Do que valem flores sem respeito? Em pesquisa realizada, as dores menstruais se tornam estatísticas e o resultado é algo alarmante que precisa ser discutido. Principalmente nos casos de mulheres que se esforçam para ter uma rotina igualitária, se fortalecendo, porém, mascarando suas dores e lidando com deboches sociais.

Segundo a pesquisa, realizada pela empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, Sophia Mind, encomendada por Buscofem, medicamento indicado para o alívio das cólicas e de outras dores menstruais¹, em fevereiro deste ano, 92% das entrevistadas afirmam sentir dores das cólicas menstruais, sendo que 79% delas já escutaram que suas reclamações se tratavam de exagero. A ideia de buscar essas informações, nasceu da campanha #MinhaDorImporta, uma iniciativa da marca, criada e desenvolvida pela agência de comunicação digital Cappuccino que, desde o ano passado, realiza o movimento no mês de março, mostrando o quanto as dores enfrentadas pelas mulheres importam e merecem compreensão e respeito. Este ano a campanha contou com um vídeo-clipe-manifesto composto e interpretado pela Larissa Nunes, a Larinu (link para a campanha.


O levantamento mostra que 91% das mulheres declaram achar que as dores menstruais são menos levadas a sério do que outras dores recorrentes.O fato é, a cólica menstrual existe, dói como qualquer outro incômodo, prejudica o humor, a rotina e os relacionamentos. 91% das entrevistadas já deixou de se divertir por razão de dores causadas pela menstruação. 73% já faltou ao trabalho, aula ou compromisso profissional por causa da cólica. É um tema que deve ser discutido e tratado com importância, “A consequência da falta de seriedade que a dor menstrual é tratada, reflete nos recorrentes comentários desrespeitosos que as pessoas que sofrem com isso escutam constantemente”, ressalta Fernando Martins, diretor de unidade de negócio de Buscofem no Brasil.

Com o intuito de estimular uma maior compreensão sobre a saúde das mulheres, todas as informações recolhidas com a pesquisa, serão compartilhadas no site e redes sociais da marca. Pelo mesmo motivo, além das campanhas de conscientização, Buscofem busca, constantemente, ser referência em dores menstruais, não apenas oferecendo um medicamento que alivia as cólicas, mas proporcionando conhecimento que ajuda o universo feminino a passar por seus períodos menstruais. A marca possui centenas de conteúdos informativos e até mesmo um aplicativo para ser mais um apoio a convivência com o que existe de mais real, a menstruação sem tabu.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TORNA OS HUMANOS MAIS INTELIGENTES. SERÁ?



Por Enio Klein

 Recursos tecnológicos vêm com velocidade e frequência cada vez maiores,
e com potencial enorme de transformar a nossa vida, sociedade, os empregos
e as empresas. A inteligência artificial é inevitável. Mesmo assim,
muita gente ainda não tem ciência disso. Muitos executivos estão
subestimando quão rápido as mudanças estão acontecendo, e isso pode
virar um grande problema, já que tudo ocorre de forma exponencial.

Esse é o alerta que temos lido e ouvido todos os dias vindo de
especialistas e lideranças tecnológicas, assim como também se fala na
mudança dos empregos e em como o papel dos humanos irá mudar em função
de tudo isso. Será que a inteligência artificial irá tornar os humanos
mais inteligentes ou fará aflorar justamente a grande falha que
encontramos na maior parte das empresas? Processos ineficientes que levam a
resultados ruins ou a custos muito altos. Ou aos dois.

A inteligência artificial poderá automatizá-los e melhorá-los como
nenhum ser humano poderia, dada a capacidade das máquinas de processar
milhões e milhões de dados. Mas se os propósitos e objetivos não forem
bem determinados pelas pessoas, de nada adiantará tamanho poder. O
resultado não virá.

Uma das aplicações mais mencionadas para a inteligência artificial está
no marketing. Empresas hoje armazenam toneladas de informações sobre seus
clientes ou usuários. Seja varejo, indústria ou serviços, são
informações sobre como compram, como usam, assim como o que acham e como recomendam (ou não) suas marcas.

A partir das informações capturadas em processos de venda, serviços e
nas redes sociais, as empresas podem personalizar ofertas ou atender
clientes de acordo com as suas preferências e conveniências. Mas o que
acontece quando executivos usam esta informação com processos totalmente
equivocados?

Como exemplo, vou citar três experiências recentes que tive com empresas
de diferentes segmentos: uma fornecedora de tecnologia, uma montadora e sua
concessionária, e um banco. A fornecedora de tecnologia usou toda a
informação que tinha a meu respeito e sobre meu relacionamento comercial
com ela, e, pelo telefone, providenciou a troca gratuita de um equipamento
defeituoso em 48h, que nem em garantia estava.

Já a concessionária, por conta de um rádio com defeito, me fez agendar
uma hora com 20 dias de antecedência para retirada do equipamento em um
aplicativo, mesmo estando eu presente na loja e ter feito todas as
revisões ali deste e de carros anteriores. No dia da retirada do rádio,
foram incapazes de me dar um prazo para o conserto do equipamento que está
em garantia.
No caso do banco, ele simplesmente transferiu todo o atendimento para o
aplicativo. Somos digitais. Contudo, ao ir na minha agência para resolver
um problema, fui atendido como qualquer outra pessoa, que nem tivesse conta
no banco.

Estes fatos tornam evidente a necessidade de se olhar para a tecnologia
não como um brinquedo ou algo moderno para atrair as pessoas, mas como um
instrumento que poderá ampliar a inteligência humana em prol da economia
das empresas e da experiência de seus clientes. Desde que os processos
sejam bem-criados e desenhados. Caso contrário, além de perderem
dinheiro, as empresas também perderão muitos clientes. O ser humano cria
e desenha. A máquina aprende e amplifica. Se aprender errado, as
consequências poderão ser desastrosas.

Sobre a Doxa Advisers
A Doxa Advisers é uma empresa dedicada a aumentar a produtividade dos
negócios de seus clientes para o benefício de indivíduos, empresas e
sociedade de forma ética e sustentável. O aumento da produtividade é
obtido em uma combinação de Inovação e Gestão. Acreditamos que esta é
a base para uma sociedade com maior produtividade, riqueza e oportunidades.
Seu propósito é prover aos seus clientes conhecimento e orientação em
sua utilização, de maneira efetiva, racional com custo-benefício
adequado para alcançar seus objetivos, utilizando-se de uma combinação
de tecnologia e da experiência.

Seus sócios possuem forte background como executivos, gestores e
especialistas em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação, e têm
como filosofia trabalhar com paixão e foco no atingimento dos objetivos de
seus clientes, seguindo os valores da empresa: Conformidade,
Sustentabilidade, Transparência, Tolerância, Qualidade de Vida. A Doxa
Advisers possui foco nos seguintes serviços:

- INOVAÇÃO
Entendemos Inovação como uma nova ideia ou uso mais eficaz de uma ideia
já existente para atingir objetivos de negócios. Vemos também Inovação
como a aplicação de melhores soluções que atendam aos requisitos de
negócios novos ou existentes. Para chegar lá, utilizamos os produtos,
processos, serviços e tecnologias que já estão prontos, combinados da
melhor forma, para atingir os objetivos e metas das organizações.

Selo Fiocruz Vídeo seleciona projetos audiovisuais em saúde


Estão abertas as inscrições para o terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo, que selecionará projetos audiovisuais originais e inéditos sobre temas de interesse da saúde pública.
Estão abertas as inscrições para o terceiro edital do Selo Fiocruz Vídeo, que selecionará projetos audiovisuais originais e inéditos sobre temas de interesse da saúde pública. O concurso de apoio à produção de obras audiovisuais é promovido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), por meio da VideoSaúde Distribuidora.
 
Em sua terceira edição, o edital irá selecionar seis documentários e uma animação, que podem receber apoio financeiro entre R$ 85 mil a R$ 220 mil. As inscrições são gratuitas e abertas a empresas produtoras de qualquer região do Brasil. Para concorrer, os realizadores deverão enviar, além da documentação da empresa, um projeto técnico contendo justificativa, plano de direção, roteiro, público prioritário, orçamento detalhado, currículo ou portfólio do diretor e da empresa e cronograma. Não serão aceitos projetos que já tenham iniciado qualquer etapa de produção.
 
O objetivo do edital é fomentar filmes que ampliem o acesso do público em geral aos conhecimentos e debates sobre as principais questões do campo da saúde pública brasileira. Além disso, a VideoSaúde espera ampliar sua oferta de títulos que possam ser exibidos em atividades de formação e promoção da saúde. As obras selecionadas pelo edital do Selo Fiocruz Vídeo posteriormente também estarão presentes em repositórios institucionais de acesso aberto e ganham distribuição em formato físico, pela Editora Fiocruz.
 
Temas relevantes à saúde pública
 
Dentre os temas privilegiados por esta edição estão: atenção primária em saúde e Estratégia Saúde da Família, determinação social da saúde, doenças negligenciadas, transmissíveis e não transmissíveis, gravidez na adolescência e amamentação, história da saúde pública e das ciências, saúde do trabalhador, saúde e ambiente, saúde mental, saúde nas prisões, vigilância em saúde e violência e saúde. Na escolha dos projetos será avaliada a relevância do tema abordado para as políticas públicas de saúde.
 
De acordo com o edital do Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais, a análise e avaliação das propostas, coordenada pelo Conselho Curador do Selo Fiocruz Vídeo, levará em consideração critérios como criatividade artística, comunicabilidade, currículo do diretor e do produtor, compatibilidade da obra proposta com o cronograma e a previsão orçamentária e viabilidade de execução da proposta. 
 
Além disso, também está entre as obrigações dos proponentes, assegurar a correção das informações científicas, médicas e de saúde pública, de descrições de doenças, de ações preventivas de saúde, de tratamentos médicos, de direitos dos pacientes e usuários dos serviços de saúde, de boas práticas de laboratório, de biossegurança ou quaisquer outras informações relevantes ao público. Por isso, uma das exigências do edital é o acompanhamento de um consultor científico.
 
Antes de enviar sua inscrição, é muito importante conhecer todas as exigências previstas em edital, que se encontra publicado no site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e da VideoSaúde Distribuidora. De acordo com o regulamento, o prazo para submissão dos projetos e entrega das fichas de inscrição devidamente preenchidas é de 90 dias a partir de sua publicação, com previsão de finalização do processo no início do segundo semestre.
 
Selo Fiocruz Vídeo
 
O Selo Fiocruz Vídeo é uma marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, que populariza e democratiza o acesso ao conhecimento em saúde pública por meio da comercialização de DVDs a baixo custo e na internet, em acesso aberto. Os produtos podem ser adquiridos por meio da Editora Fiocruz e também em eventos científicos e feiras audiovisuais. A iniciativa fomenta e incentiva a produção independente de audiovisuais em saúde, com o lançamento de editais de financiamento à produção e à finalização.
 
O edital também pode ser encontrado em www.fiocruz.br/videosaude e www.fiotec.fiocruz.br

Esporte: Carille elogia estreias e retornos, e adianta novidades no Corinthians

sportes
Atualização diária 8 de março de 2018


NOTÍCIAS


Real Madrid vence PSG de novo e está nas quartas de final
Não deu para o 'novo rico'. Dono de 12 títulos da Liga dos Campeões, o Real Madrid bateu novamente o PSG e passou às quartas da competição. Após vencer a ida por 3x1, os merengues venceram nesta terça-feira (6), em Paris, por 2x1. Cercado de muita ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Carille elogia estreias e retornos, e adianta novidades no Corinthians
Técnico do Timão não gostou de atuação do time contra o Mirassol, mas valorizou performances de Sidcley, Ralf, Pedrinho e Sheik. Mantuan substituirá Fagner no domingo. LANCE! 8 mar 2018. 00h43. atualizado às 00h43. separator; 0; comentários. O técnico ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Marcado por provocações e freguesias, clássico Vasco x Flu chega aos 95 anos
Ao longo de 95 anos de história do clássico, Fluminense e Vasco protagonizam uma rivalidade marcada pela hegemonia de um dos lados. Se durante as décadas de 1970 e 1980 os tricolores mandavam, a realidade mudou completamente a partir dos anos 90. Nos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Corinthians trabalha para Matheus ganhar massa muscular
O Corinthians faz um trabalho diferenciado com Matheus Matias. O principal objetivo do departamento de fisiologista é fazer com que o atacante ganho cinco quilos de massa muscular. Atualmente, o ex-jogador do ABC pesa 72 quilos e tem 1,87m de altura ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Sheik faz golaço, Corinthians bate o Mirassol e garante classificação no Paulista
Em um jogo sonolento e com poucas chances de gol para as duas equipes, Emerson Sheik acertou um lindo chute e garantiu a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Mirassol, nesta quarta-feira, no Itaquerão. O resultado garantiu ao time de Fábio Carille ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Sheik faz golaço no fim, classifica e põe Corinthians em 1º
O Corinthians quase somou o seu terceiro empate consecutivo na noite desta quarta-feira. Após ficar na igualdade com o Millonarios, pela Copa Libertadores da América, e o Santos, o time de Fábio Carille contou com um gol do jogador mais velho da sua ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Choque-Rei de Cultura (ou Palmeiras x São Paulo pelos memes do programa)
Olá, amantes do futebol arte de todo o Brasil. Hoje vamos usar referências de Choque de Cultura (um programa de humor, "um programa cultural") para mostrar como Palmeiras e São Paulo chegam para o Choque-Rei desta quinta-feira. Achou que não daria ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



CARIOCA: Em clássico 'igual', Vasco e Fluminense ficam no 0 a 0 pela Taça Rio
Rio de Janeiro, RJ, 07 - Vasco e Fluminense fizeram um clássico dos mais parelhos nesta quarta-feira, no Engenhão. Desde o esquema tático adotado, passando pelo número de oportunidades perdidas e, finalmente, até pelo placar. Afinal, apesar do esforço ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Para cumprir tabela, Cruzeiro enfrenta URT com reservas
Com a liderança do Campeonato Mineiro garantida e vaga nas quartas de final, o Cruzeiro volta aos gramados nesta quarta-feira, às 21h45 apenas para cumprir tabela em jogo diante do URT. No Mineirão, os reservas formam a maioria do time, que terá Fábio ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Pochettino exalta boa fase e minimiza volta de Higuaín à Juventus
O treinador contemporizou a preocupação com o principal jogador adversário, Higuaín, que retorna de lesão. PUBLICADO EM 06/03/18 - 16h09. Agência Estado. @SuperFC. A confirmação do atacante Gonzalo Higuaín na Juventus não alterou em nada a programação ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Jornal de Saúde informa

Férias escolares: momento importante para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes

Rio de Janeiro, novembro de 2018  – Férias escolares, viagens, família reunida e festas de fim de ano. Além de todas essas comemora...

Jornal de Saúde