sexta-feira, 27 de outubro de 2017

População busca no farmacêutico orientação sobre medicamentos


Neste sábado (28/10) o CRF/MG inicia em Diamantina curso gratuito sobre Prescrição Farmacêutica, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; mais de 100 farmacêuticos já se inscreveram; diretora do Conselho estará presente na abertura
Muitos desconhecem que a prescrição de medicamentos é uma das atribuições clínicas do farmacêutico. Seu papel é fundamental, especialmente no que diz respeito à orientação sobre o uso correto e racional de medicamentos, ao cuidado ao paciente, à promoção ao bem-estar e na prevenção de doenças.

Tais atividades são realizadas com base nas necessidades de saúde do paciente, descritas nas Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 585/2013, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e a de nº 586/2013, que regula a prescrição farmacêutica no Brasil.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 50% dos medicamentos são prescritos ou dispensados de forma inadequada. A OMS também registrou que 50% dos pacientes não utilizam seus medicamentos corretamente.

Os últimos dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) divulgado em 2013, apontam que 29,21% dos casos de intoxicação registrados no Brasil estão relacionados a medicamentos.

“O paciente consulta com o cardiologista, o psiquiatra, o endocrinologista e outras especialidades médicas. Cada profissional prescreve uma medicação. O farmacêutico é quem conecta todos esses serviços. Ele é capaz de estudar como os medicamentos prescritos devem ser tomados, sem causar problemas à saúde do usuário”, exemplificou Júnia Célia de Medeiros, diretora do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG).


Curso gratuito oferecido pelo CRF/MG aperfeiçoa conhecimentos sobre prescrição

Com o intuito de aprimorar os conhecimentos do profissional farmacêutico no atendimento ao paciente, apoiando e incentivando a prescrição de medicamentos, o CRF/MG oferece aos farmacêuticos de Diamantina e região o Prescrifar - capacitação gratuita sobre Prescrição Farmacêutica.

A abertura do curso, neste sábado (28/10), às 8h da manhã, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, conta com a presença da diretora do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.

O intuito do curso é oferecer ao farmacêutico as ferramentas necessárias para a realização da consulta farmacêutica e prescrição de medicamentos isentos de prescrição médica (não tarjados), agregando ao profissional maior conhecimento relacionado ao cuidado clínico dos pacientes e incentivando a busca por especialização específica.

O curso tem 40 horas de duração, e acontece em sábados alternados. A previsão de término é para o dia 9 de dezembro.

O Prescrifar 2017 iniciou por Divinópolis, seguiu para Alfenas (maio); Uberaba (junho); Belo Horizonte (julho) e Viçosa (setembro).
 

DKT do Brasil promove a doação de 150 mil preservativos Em parceria com as ONGs Gestos, Equipe Voluntária Brasil e Barong, a empresa visa incentivar a disseminação da importância da prática do sexo seguro e do planejamento familiar, por meio de ações de Marketing Social Voluntários das ONGs durante ações de conscientização A DKT do Brasil, detentora das marcas Prudence, de preservativos, e Andalan, de anticonceptivos intrauterinos (AIUs), acredita que muitos dos problemas mundiais de saúde podem ser drasticamente reduzidos por meio de mudanças de comportamento, como com o uso de preservativos e de dispositivos de controle de natalidade e de prevenção de ISTs e Aids. Com esta missão, a empresa, que aplica o conceito de Marketing Social em suas ações constantes realizadas por todo Brasil, anuncia a recente doação extra de 150 mil preservativos para as ONGs Gestos, Equipe Voluntária Brasil e Barong. A Gestos, que atua no Recife (PE), opera em diversas frentes, principalmente no acompanhamento de questões sociais e jurídicas com pessoas que vivem com HIV e em ações específicas em prol da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Enquanto isso, a Barong, atuante no Sudeste do Brasil, especialmente em São Paulo, conta com uma equipe formada por agentes de saúde, psicólogas, sexólogas e enfermeiras a fim de promover a educação e a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral. Por fim, está a Equipe Voluntária Brasil (EVB), que realiza, entre outras ações, atividades em prol da conscientização de jovens e adolescentes sobre a importância da prática de relações sexuais mais seguras, no Sul do País. As ONGs contempladas com a doação dos preservativos Prudence estão autorizadas a comercializar os itens em pontos de vendas não convencionais, como pequenos comércios, bares e estabelecimentos de bairro, em sua maioria localizados em regiões periféricas. Dessa forma, as ONGs vendem os produtos em locais que muitas vezes não conseguem efetuar compras de grandes atacadistas e ainda revertem a renda obtida em ações voltadas ao planejamento familiar e à prevenção de ISTs e Aids. Além da venda, as ONGs trabalham nessas comunidades com a parte educacional. Haverá ainda a distribuição de camisinhas em outros eventos realizados pelas parceiras até o final deste ano.

DKT do Brasil promove a doação de 150 mil preservativos

Em parceria com as ONGs Gestos, Equipe Voluntária Brasil e Barong, a empresa visa incentivar a disseminação da importância da prática do sexo seguro e do planejamento familiar, por meio de ações de Marketing Social

 
Voluntários das ONGs durante ações de conscientização
A DKT do Brasil, detentora das marcas Prudence, de preservativos, e Andalan, de anticonceptivos intrauterinos (AIUs), acredita que muitos dos problemas mundiais de saúde podem ser drasticamente reduzidos por meio  de mudanças de comportamento, como com o uso de preservativos e de dispositivos de controle de natalidade e de prevenção de ISTs e Aids. Com esta missão, a empresa, que aplica o conceito de Marketing Social em suas ações constantes realizadas por todo Brasil, anuncia a recente doação extra de 150 mil preservativos para as ONGs Gestos, Equipe Voluntária Brasil e Barong.
A Gestos, que atua no Recife (PE), opera em diversas frentes, principalmente no acompanhamento de questões sociais e jurídicas com pessoas que vivem com HIV e em ações específicas em prol da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Enquanto isso, a Barong, atuante no Sudeste do Brasil, especialmente em São Paulo, conta com uma equipe formada por agentes de saúde, psicólogas, sexólogas e enfermeiras a fim de promover a educação e a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral. Por fim, está a Equipe Voluntária Brasil (EVB), que realiza, entre outras ações, atividades em prol da conscientização de jovens e adolescentes sobre a importância da prática de relações sexuais mais seguras, no Sul do País.
As ONGs contempladas com a doação dos preservativos Prudence estão autorizadas a comercializar os itens em pontos de vendas não convencionais, como pequenos comércios, bares e estabelecimentos de bairro, em sua maioria localizados em regiões periféricas. Dessa forma, as ONGs vendem os produtos em locais que muitas vezes não conseguem efetuar compras de grandes atacadistas e ainda revertem a renda obtida em ações voltadas ao planejamento familiar e à prevenção de ISTs e Aids.
Além da venda, as ONGs trabalham nessas comunidades com a parte educacional. Haverá ainda a distribuição de camisinhas em outros eventos realizados pelas parceiras até o final deste ano.


Em parceria com as ONGs Gestos, Equipe Voluntária Brasil e Barong, a empresa visa incentivar a disseminação da importância da prática do sexo seguro e do planejamento familiar, por meio de ações de Marketing Social


Pré-escolas de Poços de Caldas recebem investimento da Fundação Abrinq e Instituto ALCOA


O Projeto Ciranda do Aprender doa acervo de livros e jogos e forma professores de 8 escolas da cidade

No mês de outubro, oito escolas de Poços de Caldas receberam kits de livros e jogos com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas na Educação Infantil. A doação faz parte de uma das etapas do Projeto Ciranda do Aprender, da Fundação Abrinq com apoio do Instituto ALCOA.

O projeto – que teve início em 2016 e está em seu segundo ano – tem como objetivo contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas na Educação Infantil, relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e linguagem de alunos matriculados em pré-escolas (entre 4 e 5 anos) das cidades de São Luís (MA), São Luis (MA) e Juruti (PA).

Na primeira etapa do projeto, educadores das cidades beneficiadas receberam uma formação e também tiveram a oportunidade de trocar experiências e multiplicar o conteúdo com as famílias dos alunos.

“O Instituto ALCOA é um parceiro de extrema importância na execução do Projeto Ciranda do Aprender. A iniciativa já beneficiou 3.927 crianças e capacitou 72 profissionais”, aponta Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq.

Para o Presidente do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, “o Projeto Ciranda do Aprender contribui com o objetivo do Instituto Alcoa em promover transformações positivas nas comunidades, tendo como base a educação, que impulsiona a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.”

Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Sobre a Fundação Abrinq:
Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.

As escolas participantes em 2017 de Poços de Caldas foram:
  • ·         CEI Municipal Cascatinha
  • ·         CEI Municipal Manoel Alfaya
  • ·         CEI Municipal Professor Sebastião Martins
  • ·         CEI Municipal Professora Anésia Camargo de Andrade
  • ·         CEI Municipal Professora Julieta Martins Brigagão
  • ·         CEI Municipal São Paulo
  • ·         CEI Municipal Santa Terezinha
  • ·         CEI Municipal Conceição Aparecida Miguel
  • ·         CEI Municipal Padre Daniel Patrick Meehan
  • ·         CEI Municipal Beija-Flor

Saúde bucal: cães também precisam de cuidados


Mês de Outubro é dedicado a conscientização sobre a importância da saúde bucal
Higiene oral, aliada a produtos mastigáveis específicos e visitas regulares ao Médico-Veterinário são essenciais no controle da doença periodontal

Você costuma verificar a saúde da boca do seu cão? Um simples mau hálito pode indicar que ele esteja sofrendo de doença periodontal, mal que atinge 80% dos cães com mais de 3 anos de idade e pode gerar complicações sérias, como perda de dentes e migração de bactérias para rins, fígado e coração. Ela se inicia com o acúmulo de placa bacteriana, que pode evoluir na formação de tártaro e causar a deterioração dos tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva e o osso alveolar.

No mês dedicado a conscientização sobre a saúde oral, vale o alerta: a doença periodontal é perigosa pois os sinais são quase invisíveis. 4 em cada 5 cães com mais de 3 anos de idade tem problemas nas gengivas. Apesar disso, 90% dos tutores acreditam que os dentes e as gengivas de seu animal estão saudáveis. Como as lesões ocorrem sob a gengiva, muitas vezes o tutor não percebe que o cão está doente. O mau hálito é o único sinal de que pode haver algo errado. “A maioria das doenças orais tem progressão rápida e silenciosa e só podem ser detectadas precocemente com a inspeção da boca por um Médico-Veterinário ou tardiamente pelos tutores”, conta o Dr. Marco Leon, Médico-Veterinário Especialista em Odontologia e Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária - ABOV.

Por este motivo, os cães devem ser submetidos ao exame oral regularmente, especialmente se apresentarem algum dos 4 fatores de risco abaixo:
1)      Possuir mais de 3 anos de idade.
2)      Ter cálculo dental (tártaro).
3)      Apresentar dentes mal posicionados.
4)      Demonstrar salivação excessiva.
5)      Possuir dificuldade de mastigar o alimento. 

Vale lembrar que cães pequenos e idosos são mais suscetíveis à doença como identificou um estudo, conduzido pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, da Mars Petcare, referência científica no cuidado, nutrição e bem-estar animal. Publicado na BMC Vet Research, a pesquisa analisou a progressão da doença periodontal em cães da raça Schnauzer Miniatura e descobriu que sem higiene oral eficaz e frequente a doença periodontal se desenvolveu rapidamente e avançou ainda mais rápido com a idade.
Mas, o risco vai além da boca: ela favorece a entrada de bactérias na corrente sanguínea, o que pode acarretar em outras complicações à saúde do animal, afetando inclusive órgãos vitais ou mesmo causando malefícios às articulações.

Os cães pequenos, por possuírem dentes proporcionalmente grandes ao reduzido tamanho e espaço de sua boca, têm predisposição ao acúmulo de placa bacteriana, o que favorece a formação de tártaro e, consequentemente, o mau hálito. “Os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, incluindo escovação regular, complementada com produtos mastigáveis específicos para saúde bucal e visitas frequentes ao Médico-Veterinário”, afirma Leon. Pensando nesta necessidade, a Mars possui, no portfólio de PEDIGREE®, o produto DENTASTIX, que ajuda a combater a formação do tártaro e, consequentemente, a melhorar a qualidade de vida dos cães. Estudos internos comprovam que oferecer 1 unidade de DENTASTIXpor dia, continuamente, ajuda a reduzir em até 80% a formação do tártaro em cães que possuem uma boca saudável, graças a sua textura especial e ingredientes ativos, sendo o único produto do mercado a garantir essa eficácia.

Escovação dos dentes é fundamental: aprenda a realizá-la!

A escovação diária dos dentes do cão é necessária a partir dos 6 meses de idade, porém, o hábito a este cuidado pode começar logo cedo, nos primeiros meses de vida. O Médico-Veterinário tem o papel de orientar o tutor sobre a correta forma de realizar a higiene oral e associar a escovação a um estímulo positivo, como uma brincadeira, um passeio ou um carinho, ajuda na aceitação pelo animal.

Confira abaixo 7 dicas que podem ajudar muito:

1) A pasta dental veterinária tem um sabor agradável para os cães e facilita a escovação, mas seu uso não é obrigatório, pois a fricção da escova já é suficiente para limpar os dentes.
2) Utilize com delicadeza uma escova dental com cerdas macias para evitar lesões. As escovas para humanos podem ser utilizadas, porém as versões veterinárias têm a vantagem da ergonomia, pois são desenvolvidas conforme a anatomia oral dos cães.
3) Nunca utilize pasta dental para humanos porque o teor de flúor presente nelas é tóxico para os animais.
4) O cão deve estar bem acomodado. Carícias e mimos ajudam a deixá-lo receptivo à escovação.
5) Posicione a escova a um ângulo de 45° em relação à superfície dos dentes para que as cerdas penetrem suavemente no sulco gengival. Utilize movimentos circulares.
6) Comece pelos dentes posteriores (do fundo), pois os cães aceitam melhor do que se a escovação for iniciada pelos dentes da frente.
7) Para habituar o animal, comece escovando apenas a face externa de alguns dentes posteriores e aumente a quantidade de dentes a cada sessão. À medida que o cão se acostumar com o hábito, abra a sua boca delicadamente e faça a higiene na superfície interna também.

Jornal de Saúde informa

Férias escolares: momento importante para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes

Rio de Janeiro, novembro de 2018  – Férias escolares, viagens, família reunida e festas de fim de ano. Além de todas essas comemora...

Jornal de Saúde