quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Secretário da Saúde de SP defende que PEC do teto exclua gastos na área


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 16 de novembro de 2016


NOTÍCIAS

Secretário da Saúde de SP defende que PEC do teto exclua gastos na área
David Uip diz temer que o dinheiro para a saúde repassado pelo governo federal seja ainda mais restrito com a aprovação da PEC. Na visão do ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Dois projetos da Unidade de Cuidados na Comunidade disputam Missão Sorriso
O concurso da Missão Continente foi desenvolvido de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, da Associação Nacional das Unidades ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Digestão saudável: Como garantir uma flora equilibrada por meio da dieta

Digestão saudável: Como garantir uma flora equilibrada por meio da dieta

 

Fibras e probióticos devem compor o cardápio em favor da microbiota
Desconforto, stress, alterações do habito intestinal – muitas vezes esses sintomas têm uma causa comum: a má digestão. Contudo, quando esses incômodos tornam-se frequentes, o problema pode ter uma razão muito mais profunda do que uma refeição que não caiu bem. Complexo, o aparelho digestivo executa funções interdependentes que visam garantir não somente a absorção adequada de nutrientes, mas também a eliminação do que é dispensável ou nocivo ao organismo. E um dos agentes mais importantes nessas tarefas é, justamente, a flora intestinal. Formada por bactérias, essa microbiota é responsável não somente por auxiliar na digestão, mas também por proteger o organismo. Logo, quando esse sistema encontra-se em desequilíbrio, o corpo emite sinais de que algo não vai bem: diarreia, prisão de ventre, excesso de gases e até mesmo cansaço podem estar relacionados à disbiose. Investir numa alimentação rica em fibras e probióticos pode auxiliar tanto a prevenir quanto a contornar esse problema.

Uma questão de equilíbrio

Você sabia que a quantidade de bactérias presentes no nosso organismo chega à casa dos trilhões? E ainda que, em geral, esses microrganismos estejam associados a situações ruins, algumas bactérias desenvolvem papel fundamental para nossa saúde? Esse é o caso da flora intestinal saudável. Numa situação ideal, as bactérias boas que compõem essa biota são mais numerosas e agem em harmonia com o meio intestinal, favorecendo a digestão e até mesmo imunidade do indivíduo.
No entanto, este ambiente está constantemente exposto à ação de agentes externos que podem afetar seu equilíbrio. Fatores como uma alimentação inadequada, situações de saúde, o abuso de substâncias como o álcool e fumo, bem como o uso de determinados medicamentos pode desencadear um quadro conhecido como disbiose – situação na qual o número de microrganismos nocivos supera o de bactérias amigas.
Como resultado, alterações do habito intestinal podem se tornar frequentes, tanto casos de prisão de ventre quanto de diarreias. Aumento no volume abdominal, gases e desconforto também são sintomas comuns. Além disso, com a absorção de nutrientes prejudicada, o individuo passa a apresentar cansaço, irritabilidade e dores de cabeça.

A favor da flora

Ainda que o desequilíbrio na microbiota possa estar relacionado a diversos fatores, a alimentação é um dos principais influenciadores da boa digestão. Capaz de prejudicar ou beneficiar a proliferação das bactérias presentes na flora intestinal, a dieta é determinante na prevenção e tratamento da disbiose.
Neste âmbito, algumas substâncias podem auxiliar no combate as bactérias nocivas, contribuindo para limpeza do organismo, bem como estimular a propagação dos microrganismos benéficos, fortalecendo o trato intestinal e a própria imunidade. Veja quais são essas substâncias e como incluí-las na dieta.

Fibras – os agentes de limpeza do organismo

Atualmente, muito se fala a respeito da importância das fibras da alimentação. Contudo, nem todos sabem por que devemos consumi-las. De acordo com a nutricionista Joana Carollo: “Ainda que não seja considerada um nutriente, essa substância exerce um papel substancial na digestão: devido sua natureza, as fibras alimentares não são totalmente quebradas pelo organismo e, em virtude disso, auxiliam no trânsito dos alimentos e na eliminação de impurezas.”
Presentes nos alimentos vegetais, especialmente em partes como cascas, caule, folhas e talos, esses elementos podem ser classificadas em dois tipos: as insolúveis – que permanecem praticamente inalteradas durante o processo digestivo, auxiliando na formação do bolo fecal; e as solúveis, que sofrem pequenas alterações ao longo do trato intestinal, auxiliando na absorção de nutrientes e retardando o esvaziamento gástrico.
Este último tipo, em especial, exerce influência significativa sob a flora intestinal: como são parcialmente digeridas no intestino acabam fermentando ao entrar em contato com a microbiota do órgão, criando assim um ambiente propício para a proliferação dos microrganismos benéficos. “’Numa visão simplificada é como se este tipo de fibra alimentar servisse de alimento para as bactérias amigas, auxiliando na sua multiplicação.” explica Joana. De acordo com a profissional, compostos alimentares que estimulam essa propagação também são conhecidos como prebióticos, e podem auxiliar no reestabelecimento de uma flora desequilibrada.

Probióticos – bactérias do bem

Existem também outros compostos alimentares que podem auxiliar no combate a disbiose: os probióticos. Esses compostos são suplementos alimentares que contém uma determinada quantidade de microrganismos vivos que, quando ministrados na proporção adequada, podem alterar a microbiota intestinal beneficamente, contribuindo para o reestabelecimento do seu equilíbrio.
Dentre os mais comuns e até mesmo conhecidos entre a população estão os Lactobacillus, que podem ser de várias espécies. Contudo também existem outros tipos de bactérias benéficas encontradas comumente nos probióticos, como por exemplo, as Bifidobacterium. Apesar da nomenclatura pouco amigável, quando ingeridos, esses microrganismos têm o poder de aumentar a quantidade de agentes benéficos de uma flora intestinal deficiente, auxiliando no combate a constipações, diarreias e outros problemas relacionados à disbiose.
Além disso, em virtude do reestabelecimento da flora, os probióticos também podem auxiliar no fortalecimento da imunidade. Tanto que o uso desses compostos alimentares não se resume somente ao combate de problemas intestinais, em alguns casos, eles também são indicados para tratar infecções “Com a normalização da microbiota, a absorção de nutrientes também é beneficiada, auxiliando assim na recuperação do estado de saúde do paciente e na sua resposta imunológica”. – explica a nutricionista.

Reestabelecendo a flora através da dieta

Diante disso, como fazer para incluir adequadamente esses compostos na dieta, seja para prevenir ou tratar a disbiose? Antes de tudo, é importante sempre consultar um médico quando o organismo passa a apresentar alguma anormalidade, dessa forma é possível obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado. Contudo, é indiscutível que a dieta tem um papel determinante no comportamento da flora intestinal: quando o aporte de fibras e probióticos é balanceado, existe uma interação entre esses compostos que beneficia significativamente a proliferação das bactérias amigas.
De acordo com Joana, um dos passos fundamentais é investir numa alimentação saudável, rica em alimentos naturais. “Boa parte das fibras encontra-se principalmente nas partes normalmente descartadas dos alimentos. Portanto, é importante tentar consumir frutas e legumes da forma mais natural possível, preservando cascas, folhas e talos sempre que for viável. Incluir hortaliças, vegetais folhosos e frutas que podem ser consumidas com a casca é uma boa opção de atingir o aporte adequado de fibras alimentares”.
Quanto aos probióticos, é possível encontrá-los principalmente em bebidas lácteas enriquecidas com as bactérias benéficas “Derivados do leite como o iogurte, a coalhada e os leites fermentados podem conter determinados tipos de microrganismos benéficos à flora intestinal.” Entretanto é preciso atenção, em geral esses produtos possuem alguma especificação que indica que foram enriquecidos com essas bactérias durante sua fabricação. Existem ainda suplementos alimentares, em forma de sachês ou cápsulas que não alteram o sabor ou cor dos alimentos e podem ser incluídos na dieta de forma prática.

Moderação sempre!

Manter uma alimentação saudável e evitar substâncias nocivas ao trato gastrointestinal é fundamental para se prevenir o problema. Álcool, fumo, stress e até mesmo determinadas medicações podem afetar a proliferação de bactérias benéficas, logo, mudar hábitos pouco saudáveis e evitar a automedicação é essencial para boa saúde digestiva.
Além disso, é importante moderação: substâncias como os probióticos e as fibras devem ser consumidas de forma equilibrada, juntamente com uma alimentação balanceada para que surtam o efeito positivo. Exagerar no consumo pode acentuar problemas já estabelecidos. Sendo assim, diante de qualquer problema é fundamental sempre procurar ajuda de um médico ou nutricionista, somente estes profissionais serão capazes de indicar a suplementação adequada e a dieta ideal para reestabelecer o equilíbrio da flora.


Fonte: Nova Nutrii

Raul tinha razão de tanto tédio quando lê que ladrão cumpre pensa no Ibirapuera como Alberto Yousseff

Não há como explicar como bandido, ladrão, escroque e estelionatário se dá bem no Brasil. Antes não tínhamos a Lei do Colarinho branco e eles surfavam da mesma maneira. Agora Alberto Yousseff que pegou, segundo notícias, mais de 200 anos de cadeia sai da prisão por Delação premiada depois de dois anos de cumprir pena.
Ilustração: Quando se decidiu em enquadrar o meliante

Essa Delação premiada incentiva qualquer menor que tenha algum QI a ingressar na máfia, no crime ou qualquer organização. O crime compensa e muito no Brasil. A família desse pilantra está rica e ele vai ficar preso com tornozeleira, prisão domiciliar em um dos bairros mais nobres de São Paulo, o coração financeiro do país, no Ibirapuera. Com direito a churrasco, piscina se houver no imóvel e outras regálias que aqueles que contribuíram para sua riqueza nunca vão sonhar em ter nessa vida, quem sabe em outras.

A justiça brasileira não se pergunta o que é lícito e ilícito, na espiritualidade, até Jesus separou o que era de César e o que não era, a licititude, é uma das condições fundamentais para o ser humano reconhecer seus erros e outros não ingressarem pelo mesmo caminho. Quando ela falha haverá erros futuros cometidos nem por jovens, mas dentro do corpo político e administrativo do país. Por isso, a corrupção não pára no Brasil, ela é acobertada. Dane-se que nos USA é assim, vamos imitar a inflação baixa, os juros baixos, o valor do dinheiro desde 1779 e outras melhorias, não a proteção à máfia com medo de que suas famílias sejam aniquiladas ou que seus erros sejam revelados.

Não é possível ladrões de merenda escolar, de vidas em estradas mal recapeadas, sinaladas, hospitais com falta de pessoal contente com salário, e gente, remédios e a educação. Ficar rico e suas famílias e ele curtir a vida no farniente, isso é uma verdadeira bofetada na cara de qualquer cidadão que pensa em ser um "cidadão respeitado e ganhar R$ 4 mil cruzeiros por mês..." É o Raul tinha razão de tanto tédio. Nasceu no Brasil.

http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2016/11/nova-prisao-de-alberto-youssef-tera-vista-para-o-ibirapuera.html

Plano individual de cuidados para doentes com várias patologias vai avançar


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 16 de novembro de 2016


NOTÍCIAS

Plano individual de cuidados para doentes com várias patologias vai avançar
Os doentes com diversas patologias e que mais recorrem aos serviços de saúde vão ter acesso a um plano de cuidados individual que deve ser ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


CTT propuseram rescisão a 75 trabalhadores
José Oliveira declarou à Lusa que os trabalhadores convidados a rescindir são sobretudo pessoas com problemas de saúde que os impedem de ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Atualize-se em saúde: Imune à crise do estado, Alerj mantém gastos com medicamentos, material odontológico e até ...


Jornal de Saúde
Daily update November 16, 2016


NEWS

'A maioria dos bebês permanece sem amparo', diz especialista em zika
RIO - A médica Adriana Melo ficou conhecida em todo o Brasil pela assistência a bebês com zika e suas mães no serviço pioneiro que dirige no ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Quadro de saúde de taxista baleado continua grave em UTI de Manaus
O quadro de saúde do taxista José Edson de Souza, 61 anos, continua grave após 48h de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Porto Alegre sedia 1º Simpósio de Saúde da População Negra
O 1º Simpósio Internacional de Saúde da População Negra será realizado desta terça-feira, 15, a quinta-feira, 17, em Porto Alegre, com o objetivo de ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Presidente da Colômbia viaja aos EUA para exames de urgência
Santos falou sobre seu estado de saúde às portas da Fundação Santa Fé, ao lado da esposa, Maria Clemencia Rodríguez, e da equipe médica do ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Início Carreira Saúde: Por que ir ao trabalho doente não faz mal só para...
O direito de faltar ao trabalho por razões médicas sem ter o salário descontado, seja por consulta ou convalescência, é garantido no Brasil desde ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


'Quero ficar', diz cubano do Mais Médicos que trabalha em BH
Há três anos, o nefrologista trabalha no Centro de Saúde Tirol, na Região do Barreiro, periferia de . A poucos dias de se despedir, ele espera que ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Crivella faz visita ao hospital Souza Aguiar e fala sobre municipalização das unidades de saúde ...
Crivella se reuniu com médicos, enfermeiros e funcionários do hospital Souza Aguiar Reprodução O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Marcelo ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Médicos do Mundo denuncia "mito" de migrantes que vão à Europa pela saúde
A ONG Médicos do Mundo denunciou o "mito" sobre os migrantes que viajam para a Europa a fim de aproveitar seu sistema de saúde, em um ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant




Repatriação de recursos do exterior garante renda extra para municípios
No entanto, ela poderia ser o início da solução para a situação de calamidade finaceira que a cidade se encontra, especialmente, na área da saúde.
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Exército simula socorro aéreo de ferido e atende população
... com a finalidade de adestrar uma companhia de saúde avançada e emprego de reserva mobilizável para prestar atendimento ambulatorial com ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


MP quer que Cruz Vermelha devolva R$ 3,46 milhões aos cofres do DF
“Zero. A Cruz Vermelha não chegou a fazer nada”, disse ao G1 o promotor de Defesa da Saúde à frente do caso, Jairo Bisol. “É um caso bem grave.
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Deslizamento de terra deixa dois mortos em Petrópolis
Segundo a Defesa Civil, a Igreja Santíssima Trindade e o posto de saúde que funciona no prédio anexo à igreja permanecem abertos, servindo como ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


ONG Ajudar sedia ação da campanha Novembro Azul no N-8 em Petrolina
Será oferecida uma palestra sobre a saúde do homem e diversos serviços de saúde gratuitos. O evento é uma parceria entre a ONG Ajudar e a ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Zika sobrevive até 8 horas fora do organismo, diz estudo
Segundo Zhou, os resultados do estudo têm implicações importantes especialmente para profissionais que atuam na área de saúde ou em ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Quão perigosa é a radiação de celulares e como você pode se proteger
... (RF) colocam em risco a nossa saúde", disse à BBC Emilie van Deventer, diretora do Programa de Radiação do Departamento de Saúde Pública, ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Ator perde 76 kg e engorda outra vez para mostrar na web como emagrecer
Mas afirma que não incentiva outras pessoas a fazerem algo que prejudique a saúde. "Não recomento que ninguém faça isso [emagrecer e voltar a ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Registro Brasileiro de Gêmeos recruta voluntários para pesquisas sobre doenças
... possa monitorar ao longo do tempo mudanças físicas, comportamentais e de saúde. “O registro está disponível para pesquisadores interessados.
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Comércio de Piracicaba abre no feriado da Proclamação da República
Os plantões dos serviços essenciais nas unidades de saúde serão mantidos. Limeira Alguns . Órgãos municipais, inclusive a Prefeitura, não têm ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Médico alerta sobre perigos após morte de macaco
“Estamos orientando a população a procurar pela vacina nas unidades de saúde, porque nós temos a vacina contra a febre amarela e está ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Fila de bebês para cirurgias cardíacas é mais um drama na saúde do país
Quem tem um bebê com problema no coração vive um drama em várias partes do país, porque muitas crianças acabam precisando de cirurgia e têm ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


HR realiza ações para conscientizar sobre partos prematuros
O evento é direcionado a profissionais de saúde, mães e demais interessados. Nos dias 16 e 17, das 15h às 22h, profissionais que atuam na UTI ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Roberto Brenol Andrade
Incrível como falam contra a PEC 241, hoje no Senado, porque "vai acabar com a saúde e a educação". Acabar como? Parece que a educação e a ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Jovem é preso suspeito de esfaquear homem e fazer grávida refém em PE
Ainda segundo a PM, o homem foi levado para uma unidade de saúde local e, em seguida, transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA).
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant


Imune à crise do estado, Alerj mantém gastos com medicamentos, material odontológico e até ...
Os pregões da Alerj demonstram que, na área de saúde, que foi a primeira a sentir os efeitos da penúria do estado no ano passado, os funcionários ...
Google Plus Facebook Twitter Flag as irrelevant

Jornal de Saúde informa

Férias escolares: momento importante para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes

Rio de Janeiro, novembro de 2018  – Férias escolares, viagens, família reunida e festas de fim de ano. Além de todas essas comemora...

Jornal de Saúde